Rio de Janeiro recebe a 32ª edição do Artes de Portas Abertas em Santa Teresa
Neste final de semana, o bairro de Santa Teresa, no Rio de Janeiro, será palco da 32ª edição do Artes de Portas Abertas – Cores do Bonde, evento tradicional que atrai visitantes para explorar a arte e a cultura local. Desde sua criação, há 32 anos, o evento proporciona uma experiência única, onde o público pode passear pelas ladeiras do bairro e visitar os ateliês dos artistas residentes, conhecendo de perto as criações que fazem parte desse cenário turístico e artístico carioca.
Este ano, a CHAVE MESTRA, associação dos artistas de Santa Teresa, decidiu ampliar o evento, estendendo-o para as áreas ao redor do bairro. A partir das 17h do sábado, 7 de setembro, o evento também acontecerá na Rua Moraes e Vale, onde galerias e ateliês de artistas consagrados no Rio estarão abertos ao público. Essa expansão, segundo Antonia Philippsen Boaventura, artista plástica e curadora da exposição coletiva na Galeria Casa do Paulo Branquinho, já aconteceu em 2018, quando ela organizou uma curadoria com 17 artistas da periferia na Rua Gomes Freire, com resultados positivos. Este ano, a curadoria de Antonia foca nos artistas mais antigos da associação, destacando a singularidade de cada um.
A Rua Moraes e Vale, que marca os “pés” de Santa Teresa, será o centro das atividades do sábado, com destaque para a Galeria Casa do Paulo Branquinho, onde a exposição será inaugurada às 19h, ao som de DJ Júlio Barroso. No mesmo local, o ateliê de Flávio Papi, arquiteto e maqueteiro famoso por seus trabalhos em novelas e videoclipes, também estará aberto para visitação. Outro espaço imperdível é o Casarão 18, um coletivo de artistas sob a liderança de José Arnulfo, oferecendo uma rica diversidade de obras.
No domingo, 8 de setembro, o evento continua com a inauguração da exposição “Selarón: Pedaços do Mundo” no Rio Scenarium, na Rua do Lavradio, a partir das 18h. A mostra homenageia o renomado artista Jorge Selarón e conta com a curadoria do museólogo André Angulo, do Museu da República.
Serviço:
- Dia 7 de setembro (sábado): A partir das 17h, Rua Moraes e Vale
- Inauguração da Galeria Casa do Paulo Branquinho às 19h
- Participação de DJ Júlio Barroso (Brazilian Music)
- Coletivo Casarão 18
- Ateliê Flávio Papi
- Dia 8 de setembro (domingo): A partir das 18h, Rua do Lavradio
- Exposição “Selarón: Pedaços do Mundo”, na Galeria Rio Scenarium