RADIO POEMA.com 

Kristen Roupenian, autora de “Cat Person”, participa da Flip 2019

Kristen Roupenian, autora de “Cat Person”, participa da Flip 2019

 

Um  conto publicado na revista americana New Yorker, no início de dezembro de 2017, ganhou o mundo em poucas horas: ‘Cat Person’, que narra o envolvimento de Margot, de 20 anos, com Robert, de 34, e mostra como a troca de mensagens via celular cria uma expectativa que o encontro na vida real nem sempre é capaz de realizar. A história, da escritora Kristen Roupenian, foi o conto mais lido em 2017 no site da revista, e integra a coletânea “Cat Person e outros contos” (Companhia das Letras), lançada agora no Brasil. A autora participa também da Flip 2019, que acontece de 10 a 14 de julho em Paraty (RJ). A 17ª edição da Festa Literária tem Fernanda Diamant como curadora do Programa Principal e o arquiteto Mauro Munhoz como diretor geral e artístico.

 

A autora

Aos 36 anos, Kristen Roupenian era uma escritora pouco conhecida até a publicação na New Yorker, responsável pela divulgação de contistas como a canadense Alice Munro, ganhadora do Nobel em 2013. Com a repercussão da história – em um fenômeno que ganhou a alcunha de“viral fiction” (ficção viral, em tradução livre) – a autora teve os direitos de seu livro “You know you want this” – coletânea de contos que inclui “CatPerson” – comprada por US$ 1 milhão na Inglaterra, um dos mercados editoriais mais concorridos do mundo. O livro teve seus direitos vendidos também para a HBO, que prepara uma adaptação dos contos para a TV.

No início deste ano, Roupenian publicou, também na revista New Yorker, um relato sobre como havia recebido a repercussão da história publicada em 4 de dezembro de 2017. “Três dias depois,estava sentada em um café com a minha namorada, Callie, tentando escrever, quando ela olhou para o computador e disse: ‘Tem alguma coisa acontecendo com asua história.’ (…) ‘É apenas o Twitter’, eu disse. (…) Então eu cheguei em casa, abri o Twitter e vi uma série de notificações de estranhos. Eu estava lendo as mensagens quando minha mãe ligou (…) num determinado momento ela disse: ‘Oh, meu Deus, Kristen, uma pessoa que o Obama segue retuitou suahistória.’”

“Li ‘Cat Person’ e achei muitobem escrito, cheio de ambiguidades e humor sutil, além da sensibilidade para o fenômeno contemporâneo que levou à viralização”, afirma Fernanda Diamant. “Fui atrás dos outros textos dela e encontrei outras qualidades. Tem contos muito brutais, narradores estranhos, e até uma paródia de conto de fadas. Ela varia bastante no estilo mas sempre tratando de temas relevantes com originalidade e desconcerto”.

Flip2019

A 17ª edição da Flip acontece de 10 a 14 de julho, em Paraty, e tem o escritor Euclides da Cunha como Autor Homenageado.

Quem faz a Flip

A Flip tem o patrocínio do Ministério da Cidadania, através de sua Secretaria Especial de Cultura, a partir do Edital deFeiras Literárias e por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, além deApoio da EDP e da CMPC. A edição 2019 continua em fase de captação de recursos.

Related posts