MODA - BELEZA - SAÚDE 

Estudos comprovam que a pratica exercícios físicos melhoram a circulação. 

A atividade física faz bem para a saúde desde o nascimento até o fim da vida.

Pode até ser um assunto repetitivo, para  muitos, e questionável para outros, a atividade física melhora ou piora a circulação? Quais são os melhores exercícios? Subir escadas causam varizes? Musculação cria vasinho?

A perna apresenta duas bombas que ajudam ao sangue retornar em direção ao coração. São a bomba da panturrilha (coração da perna) e a bomba plantar que junto com os movimentos do tórax e abdome durante a respiração completam as formas de propulsão do sangue. Assim pessoas que possuem esses músculos flácidos e ou pouco o utilizam ( por ficarem muito tempo em pé ou usarem sapatos que impedem o caminhar normal) durante seu dia, terão dificuldades no retorno venoso que associado a características genéticas ( mãe e pai com problemas vasculares ) ou adquiridos ( sobrepeso, tabagismo ou traumas) desenvolverão problemas na circulação das veias. Os exercícios aeróbicos ( corrida, caminhada, bicicleta e principiante as atividades aquáticas – por promoverem também uma drenagem linfática) mantém o tônus muscular, estimulam a circulação, controlam o sobrepeso e ajudam a degradar junto com uma alimentação saudável os agentes oxidantes que deterioram as veias. Podemos concluir que uma vida saudável também é importante para manter a saúde e pernas livres de varizes. Mas e durante o trabalho e os afazeres diários? Podemos fazer algo? Abaixo o especialista e cirurgião vascular, Bruno Morisson dá 7 dicas de exercícios que podem ser feitos em qualquer lugar.
Para iniciar a prática dos exercícios, deite-se confortavelmente sobre um colchão ou colchonete com as pernas ligeiramente elevadas e estenda os braços ao longo do corpo.
Exercício 1: Movimente as pernas. Flexione a coxa sobre o abdome estenda a perna para cima e então retorne a perna e a coxa para posição inicial. Repita 15 vezes cada perna.


Exercício 2: Movimente os dedos dos pés. Flexione e estenda os dedos dos dois pés por 30 segundos.
Exercício 3: Movimente os pés por 30 segundos, desenhe um círculo com a ponta dos pés, alternando a direção dos movimentos.
Exercício 4: Movimente as panturrilhas. Estenda as panturrilhas. Estenda e flexione os pés por 30 segundos.
Exercício 5: Massageie as pernas. Flexione a coxa direita sobre o abdome, coloque o joelho próximo ao queixo e segure o pé com as duas mãos. Estenda a perna para cima e deixe suas mãos deslizarem pelo tornozelo e joelho, fazendo uma leve pressão. Abaixe a perna e deixe as mãos deslizarem pela coxa, fazendo também uma leve pressão. Faça o mesmo movimento com a outra perna. Repita a série de 8 a 10 vezes.
Exercício 6: Fortaleça a musculatura das pernas. Na posição de repouso, coloque um travesseiro ou almofada entre os pés. Pressione um pé contra o outro e levante o quadril por seis segundos.
Exercício 7: Levante-se e movimente a panturrilha. Após apoiar os pés no solo, levante o calcanhar, fique na ponta dos pés e depois encoste novamente o calcanhar no chão. Repita o movimento 15 vezes. Qualquer dúvida procure um Angiologista.


Bruno Morisso 
 atende no consultório ACCURA RJ  na Avenida das Américas, nº 19019 – sala 355 (Recreio Shopping)  é Graduado em Medicina pela Universidade Estácio de Sá (UNESA), fez residência em Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular e em Cirurgia Endovascular além de mestrado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. É membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, da International Society of Vascular Surgery, International Society of Endovascular Specialists além de Coordenador de Residência Médica do Ministério da Sáude

Related posts