Atriz dispara: “Mexeu com o índio, mexeu com o clima”

Em ensaio temático em homenagem ao Dia do Índio, atriz dispara: “Mexeu com o índio, mexeu com o clima”
   Em homenagem ao Dia do Índio comemorado nesta quinta-feira, dia 19 de abril, a modelo e atriz Naty Bittencourt relembrou a campanha “Mexeu Com o Índio, Mexeu Com o Clima”. Idealizada pela também atriz Gloria Pires e suas filhas, Cleo Pires e Antônia Moraes, o intuito da campanha é mostrar que os povos indígenas não estão sozinhos na luta pelos seus direitos como a demarcação de suas terras, prevista na Constituição de 1988.
   “Para os índios, a terra tem uma representatividade que não se limita ao valor financeiro. Para eles é da terra que saí o alimento, e é nela que seus familiares e antepassados permanecem, de modo que se torna um local sagrado e de importância sentimental e cultural. Por conta disso os índios cuidam muito bem de seus territórios, sendo importante inclusive para a preservação do clima e da floresta. Além disso não podemos esquecer que o povo brasileiro deve muito aos indígenas. Conceder terras maiores a eles é mais do que direito dos índios, é dever do estado”, afirma a loira que é formada em Fisioterapia e faz teatro há mais de 10 anos.
“É difícil falar dos indígenas porque já estudei com vários, já peguei matérias de saúde indígena e cada tribo é diferente da outra. Fiz estas fotos como uma forma de homenagear os índios, que devem ser sempre lembrados e contemplados”, acrescenta a atriz e fisioterapeuta que já fez algumas participações em novelas.
“A cultura indígena é muito ampla e cada tribo tem seu modo de se vestir, de viver, de se pintar e suas tradições. Na hora de escolher o figurino e a maquiagem procurei algo que pudesse passar a mensagem, porém sei que os indigenas poderiam ser representados de diversas maneiras, visto que tem uma cultura muito rica”, finaliza Naty Bittencourt, que se mudou de Brasília para São Paulo pelo sonho de ser atriz.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.