RADIO POEMA.com 

Tarrafa Literária prepara sua décima edição

 De 26 a 30 de setembro, a cidade de Santos recebe grandes nomes da literatura contemporânea como Djamila Ribeiro, Tiago Ferro, Milton Hatoum e a sueca Katarina Bivald

Com entrada gratuita em todas as mesas, o festival trará temas como o feminismo, o esporte em ano de copa do mundo, poesia e prosa, e pela primeira vez um homenageado

Todavia_TiagoFerroRenatoParada

Segundo livro mais vendido durante a Flip deste ano, O que é o lugar de fala?, de Djamila Ribeiro, diz muito sobre o que a literatura pode fazer por cada um. Foi pensando nesse espaço de leitura e reflexão que nasceu 10 anos atrás a Tarrafa Literária, idealizada pelo livreiro José Luiz Tahan (Realejo, livraria e editora). “Numa cidade tão acessível como Santos, e de tantas atrações como a praia e o centro histórico, era mais do que justo pensar também num convite à troca literária”, diz ele.

Santista e feminista, Djamila está entre as convidadas dessa 10ª edição, que traz também a autora sueca Katarina Bivald (A livraria dos finais felizes), o português Pedro Mexia (Lá Fora ) Tiago Ferro (O Pai da Menina Morta), Milton Hatoum (Dois Irmãos) e Mamede Jarouche (tradução Mil e uma Noites), entre outros.

Todas as mesas são gratuitas e acontecem no Theatro Guarany, palco nobre do festival, no Centro Histórico, e a abertura, no dia 26 de setembro, fica por conta do show lítero musical com Zuza Homem de Melo, autor de A História do Samba Canção, no Teatro do Sesc.

Giovana Madalosso

Entre as novidades desse ano, Tahan anuncia um homenageado que será lembrado a cada nova edição. Em 2018, Ranulpho Prata, autor de Navios Iluminados será celebrado. “É uma forma de trazer à tona nomes que não fazem parte do imaginário coletivo, mas que fizeram muito pela cidade, pela literatura”, conta o livreiro. Ranulpho foi um médico sergipano que morou na região de Santos na década de 1930. Durante a programação, serão lidos trechos da obra.

Para a realização da 10ª edição, a Tarrafa Literária conta pela primeira vez com o apoio da São Judas Tadeu Campus Unimonte, da Embaixada da Suécia e do Instituto Camões, de Portugal. Nos últimos anos, a frequência média de público foi de 4 mil pessoas para cada edição.

10ª Tarrafa Literária (Santos/SP)

Homenageado: Ranulpho Prata

 

Nomes confirmados: Manoel Herzog, Tiago Ferro, Milton Hatoum, Mamede Jarouche, Cássia D´Aquino, Christian Dunker, Sérgio Augusto, João Gabriel de Lima, Paulo Roberto Pires, Djamila Ribeiro, Eliane Brum, Katarina Bivald, Giovana Madalosso, Pedro Mexia, Matthew Shirts

Mesas: Theatro Guarany (Praça dos Andradas, 100 – Santos – SP)

Show de Abertura: Sesc Santos (R. Conselheiro Ribas, 136 – Aparecida, Santos – SP)

 

Entrada gratuita para toda a programação

Related posts