Subcondroplastia: um novo tratamento para artrose

Abandonar as muletas e não precisar usar prótese é o sonho de todas as pessoas que sofrem de artrose, que ficam impossibilitadas de praticar exercícios físicos intensos, sofrem ao caminhar e correr nem pensar. Conforme a idade vai passando, a artrose acontece com o desgaste da cartilagem articular, um tecido que reveste o joelho com a função de amenizar o impacto que o joelho tem ao caminharmos, ela protege o contato osso com osso. São mais de 50% da população após os 40 anos de idade e 70% após os 70 anos que sofrem com artrose, segundo dados das Sociedades Brasileiras de Ortopedia e Reumatologia.

De acordo com José Leonardo Rocha de Faria, Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), a novidade que chegou ao Brasil e tem feito a diferença para as pessoas que sofrem com artrose, é a subcondroplastia, que melhora os sintomas dos pacientes sem a necessidade da cirurgia para colocação de prótese, (onde é feita a retirada de parte do joelho e colocada uma prótese de metal).

 A Técnica, lançada nos Estados Unidos, vem sendo muito usada no Brasil. “A subcondroplastia, é um tipo de cirurgia minimamente invasiva, que alivia a dor, melhorando a qualidade estrutural do osso acometido, feita através da injeção de um material sintético à base de fosfato de cálcio, ajudando a remodelação do osso, evitando o colapso ósseo e progressão da artrite” diz o cirurgião ortopédico José Leonardo, que é ortopedista do INTO (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia).

É feita uma incisão na região do membro acometido e injetado um produto pastoso que vai atuar na área com edema ósseo e melhorar a densidade óssea, no local atingido pela artrose. Esta pasta atinge em pouco tempo, em média 24 horas, a rigidez de um osso.

A melhora dos sintomas álgicos é rápida, em menos de uma semana os pacientes com indicação para realização desse método, apresentam uma melhora importante dos sintomas. Muitas vezes conseguem aposentar o uso das muletas ou bengalas.

O especialista José Leonardo lembra que, esse método não é indicado para todos os pacientes com artrose, todo paciente deve ser avaliado por um especialista na área, sendo avaliado clinicamente e com exames de radiografia e ressonância magnética, para saber se de fato tal paciente possui indicação de realização do tratamento da artrose com esse novo método.

Serviço:
Clínica Ortopédica Ipanema

Endereço: Rua Visconde de Pirajá, 82/303 – Ipanema

Telefones: (21) 2247-1231 / (21) 2287-6145

What’s App: (21) 98544-4281

www.ortopedistariodejaneiro.com.br

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *