Simulador da Sonda Lambda: Conheça a importância de uma instalação e manutenção em locais especializados

Que o gasto de consumo e manutenção despenca ao converter o veículo para GNV, isso você já sabe. O que pode ser desconhecido é um dos principais responsáveis para o bom funcionamento do sistema de gás natural: O Simulador de Sonda Lamba. Indispensável nos kits de 3ª geração, se não for bem instalado nem tiver acompanhamento periódico, pode causar sérios problemas no carro.
Em veículos que não funcionam com gás natural, a sonda lambda serve para fazer o cálculo de entrada de ar, combustível e centelhamento, para que a injeção consiga funcionar perfeitamente. Quando se faz a conversão para o GNV, a sonda pára de funcionar e entra em ação o simulador, como explica o mecânico Rodrigo Melo.
– O simulador reproduz o funcionamento da sonda lambda, calculando o tempo de injeção do veículo e produz uma espécie de espelho no funcionamento. Se o simulador não estiver bem regulado, o carro sendo flex ocorre a mudança no tempo de injeção e se for apenas a gasolina, vai enganar a central, fazendo a leitura como sendo álcool e o carro não vai pegar na manhã seguinte – explicou, Rodrigo.
Rodrigo Melo, que é mecânico, eletricista e técnico em ar condicionado no Centro Automotivo Carro à Gás, oficina credenciada Bosch Car Service, situada à Praça da Bandeira, Zona Norte do Rio de Janeiro, explica ainda os perigos que podem acontecer em caso de má instalação e conservação do simulador.
– Se acontecer uma má ligação durante a instalação de um kit gás num lugar não especializado, acabará acarretando numa série de problemas. O carro poderá ficar estourando, sem pegar no dia seguinte por mudança no tempo de injeção e ao invés de economizar com GNV, vai acabar gastando mais com mecânica – contou, o especialista.
  O simulador de sonda lamba é uma peça eletrônica presente em todos os carros que instalam o Kit GNV de 3ª geração e que deve ser trocada sempre que apresentar problemas. Um dos diversos locais especializados no Rio de Janeiro é o Centro Automotivo Carro à Gás, que fica na rua Paulo Fernandes, número 08, na Praça da Bandeira. Mais informações e agendamento através do telefone (21) 2213-4056.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *