No Rio, evento gratuito discute o bullying no dia 29 de agosto, das 10h30 às 16h,

Uma palavra e muitas cicatrizes. O bullying é umas das formas de violência que mais cresce no mundo. Para promover reflexões sobre esse tema, a Agência Estação Indoor promove no dia 29 de agosto, das 10h30 às 16h, com entrada gratuita, no Centro Municipal do Memorial Getúlio Vargas, na Glória, o evento: Bullying Nunca + , com atividades lúdicas, interativas e com debates para crianças e adolescentes, entre 5 e 15 anos.
 A prática do bullyng  acontece muitas vezes no ambiente escolar, com agressões intencionais, verbais ou físicas, de forma repetitiva, de um aluno contra um colega ou um grupo de alunos contra outros estudantes. As brincadeiras e às perseguições podem parecer inofensivas e comum na vivência escolar e entre os estudantes.
Porém os apelidos, as humilhações, as ameaças e o maltrato que às vítimas sofrem podem acarretar sérios traumas e problemas emocionais às crianças e adolescentes. Alguns podem apresentar um isolamento no ambiente escolar, ter medo de ir à escola, queda no rendimento das notas e querer abandonar os estudos. Além disso, a vítima pode apresentar baixa autoestima, quando adulto ter dificuldades de se relacionamento amoroso e na vida profissional.
As Bibliotecas Comunitárias do Tecendo Uma Rede de Leitura marca presença no evento com ações de leitura para refletir sobre o bullying no ambiente escolar e o preconceito

“É importante que haja espaço para discutir este tema entre os estudantes. Afinal o bullying é frequente entre os alunos e pode ocorrer também na internet” afirma Leonardo Lobo, um dos coordenadores do projeto e da agência.

Em sua programação, o evento tem atividades diversificadas e interativas, que mesclam literatura, artes, rodas de conversas e debates. “As crianças e adolescentes vão ter a oportunidade de  dialogar e pensar sobre o bullying com profissionais de mediação de leitura, psicólogos, professores e arte educadores. A intenção é que as atividades possam provocar nos estudantes a visão de que uma relação saudável com os amigos ou colegas de classe só existe quando respeitamos o outro “, afirmou Leonardo.
o autor Israel Felzenszwalb, do livro “Tem perigo no Ar” vai estar presente no evento. Editado em parceria com o Instituto DimiCuida, o livro alerta crianças e adultos sobre o perigo de brincadeiras que envolvem a respiração (“parar de respirar”).

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *