Médico especialista em nutrologia dá dicas para envelhecimento saudável

Com o aumento da expectativa de vida do brasileiro para 80 anos (IBGE, 2016), homens e mulheres têm se preocupado cada vez mais com a possibilidade de um envelhecimento saudável. Alimentação correta, prática regular de atividade física e uma mente longe de estresses, são apenas algumas dicas para uma velhice vivaz, segundo Leandro Gago, médico que atua em Acupuntura e Nutrologia.

 Segundo ele, o equilíbrio metabólico é muito importante para o organismo, influenciando diretamente na longevidade. “ Beber água e possuir um sono de qualidade são outros fatores essenciais para manutenção de uma vida longeva”, diz o médico.

Na alimentação, ele recomenda evitar itens ricos em açúcar, como refrigerantes, sucos de caixinha, achocolatados e os que possuem gordura vegetal hidrogenada ou gordura trans, como batata frita de pacote ou de fast-food, biscoitos recheados, pipoca de micro-ondas e sorvete.

Na contramão da indicação de superalimentos estrangeiros, ele sugere adicionar ao cardápio do dia-a-dia o abacate, ovos, couve, cacau e chocolate amargo (veja, ao final na matéria, box com propriedades de cada alimento), porém, sem exageros.

   Ele alega, ainda, que nunca é tarde para começar a se exercitar – ainda que a pessoa tenha levado uma vida sedentária. “É recomendadíssimo iniciar a prática regular de exercícios físicos em qualquer idade, independente de um histórico anterior de vida sedentária, desde que acompanhada por um profissional habilitado para respeitar os limites de cada etapa da vida. O exercício físico estimula a liberação de neurotransmissores que trazem a sensação de prazer, o que beneficia, com o bem estar que provoca, a mente”, explica Leandro Gago.

    Ainda de acordo com o médico, estes cuidados devem ser somados à busca por relacionamentos saudáveis com amigos e familiares e, também, os amorosos. “A prática da leitura, ter um propósito na vida, ser uma pessoa positiva e estar incluído socialmente são essenciais para uma boa saúde mental. A exclusão social que o rápido avanço tecnológico está causando, associada à busca desenfreada pelo ter em detrimento do ser, junto a relacionamentos instáveis pelo pouco tempo dispensado ao próximo e com o envenenamento silencioso da alimentação moderna e o sedentarismo estão diminuindo a nossa qualidade de vida, tornando-a cada vez mais difícil”, finaliza.

  • Serviços:
  • Serviços:
  • Dr. Leandro Gago
  • Clínica Médica  – Nutrologia – Acupuntura – Homeopatia
  • Endereço:
  • Catete: Largo do Machado, 39 – 2° andar – Sala 5.
  • Telefone: 2205-2303/ 98697-2506
  • Barra da Tijuca: Avenida das Américas, 3434, bloco 4, sala 412.
  • Telefone: 3437-3295/ 2434-2592/ 99913-1898

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *