JORNAL CAMPO GRANDE: Artista da Zona Oeste ganha título de Embaixador na França

O duo Arte e Projeto social da periferia conquistam franceses e marroquinos que unem esforços para realizar sonho antigo de artista.

 Este ano não foi um ano fácil para ninguém, mas para o Fotógrafo e Cineasta Sandro Vox 2018 ficará marcado por uma grande conquista: ser condecorado Embaixador pela Divina Academia Francesa de Artes, Letras e Cultura e ganhar um Centro Cultural e Esportivo para crianças de sua comunidade em Santa Cruz.

Vox não precisou ir muito longe para se inspirar e construir o projeto “Chão de Barro” em que crianças da comunidade Jesuítas, em Santa Cruz, local onde o artista mora, são retratadas com muita simplicidade brincando na rua. As fotografias dos pequenos se divertindo, em meio a um chão batido, sem luxo e nenhum brinquedo eletrônico, chamaram a atenção da  Presidente da Divina Academia, Diva Pavanesi, que levou o nome de Vox para a França e de lá para o Marrocos.

  Na Europa, o trabalho do artista impressionou tanto que ele foi convidado para expor no “Carrousel du Louvre” em Paris e logo após no “Museu de la Palmeraie” em Marrakesch no Marrocos. A união do projeto documental com o trabalho social realizado por Vox lhe rendeu o  título de embaixador das artes e fez com que ele retornasse ao Brasil trazendo na mala a alegria de ver seu sonho virar realidade: o Centro Cultural e Esportivo DIVINE CENTRO CULTURAL E ESPORTIVO VOX – ANJOS DE LUZ

“Será um dos mais importantes e ambiciosos projetos que a Divine realizará em seus 23 anos de Vida.Com esse Projeto, a Divine deseja transmitir valores, incentivar as crianças através dos estudos e das atividades sociais, artísticas, culturais, técnicas e esportivas, proporcionando novas perspectivas e oportunidades, nas áreas da Educação, Formação, Cultura e sobretudo na transmissão dos valores de uma justa integração e respeito à Cidadania”, conta Diva.

 

Para Vox tudo que está acontecendo é a realização de um grande sonho. O projeto “Chão de Barro” foi criado por ele após ver as tantas barreiras que crianças da periferia driblam para brincar e apenas ser criança.

 

“Estou muito feliz. A exposição ‘Chão de Barro’ conta com um acervo de fotos de meninos jogando futebol, eles driblam as dificuldades de não ter área de lazer para manter o esporte preferido. E agora ver que meu trabalho  está começando a dar esse tipo de resultado me deixa imensamente realizado”, comemora Sandro.

A Construção do Centro Cultural e Esportivo Vox – Anjos de Luz conta com a colaboração dos membros da Divina Academia e tem um prazo de dois anos para inauguração.

Sobre Sandro Vox:

Sando Vox é Fotojornalista e Cineasta. Formou – se em fotografia no INE, Instituto Nacional de Ensino, na Tijuca; Fotografia digital na escola Ateliê da Imagem, na Urca e Cinema Documental, na PUC-Rio.

Foi fotógrafo na a equipe do América F.C de 2010 a 2015;  Repórter fotográfico freelancer para o jornal O Dia de 2009 a 2016 e passou pelas principais agências de notícias como, Agência O Globo, Agência Folha Press e Brazil Photopress.

Além do trabalho com fotografia, realiza palestras sobre o uso do CRACK em escolas públicas, Associação de moradores e creches, onde mostra por meio de videoconferência, imagens de usuários de crack e fala sobre os riscos dessa droga devastadora.

Desde 2012 desenvolve um documentário fotográfico chamado Chão de Barro, que resgata através de fotografias antigas brincadeiras da nossa época que ainda são mantidas nas periferias do Rio de Janeiro. Esse documental foi descoberto em 2017 pela Divine Académie Française, que o levou para expor no Carrousel Du Louvre em Paris e no Museu de Arte Contemporânea de Marrakech.

No dia 17 de outubro foi condecorado no grau de Embaixador das Artes pela Divine Académie, pelos serviços relevantes prestados para a criança e ao adolescente na Zona Oeste do Rio.

É  Associado a ARFOC, Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Brasil além de ser Federado na FENAJ, Federação Nacional dos Jornalistas.