Famosos eventos literários vão animar o Rio de Janeiro

NOVA JORNALISTA: Nathalia Castilho, aluna do 5 período da Faculdade Pinheiro Guimarães

 Lima Barreto é o homenageado na 15ª edição da Flip

Para alegria geral dos amantes de literatura nacional ou internacional, os dois maiores e melhores eventos literários acontecem esse ano. Para começar, a 15º edição da Flip – Feira Literária de Parati acontece de 26 a 30 de julho e terá em evidência as obras de países lusófonos (nações que tem como idioma a língua portuguesa de Portugal). E de 31 de agosto a 10 de setembro teremos a XVIII Bienal Internacional do Livro, o maior e mais aguardado espetáculo desse segmento no país.

Na Flip, a presença dos angolanos Djaimilia Pereira de Almeida, jovem autora do livro Esse cabelo e o rapper e ativista Luaty Beirão foi confirmada.  E para completar esse time, Pílar Del Rio jornalista e tradutora vem representando a escrita lusófona que será destaque na feira literária de Parati.

 Com 30 anos de muitas e muitas histórias, a Bienal do livro teve um público de 676 mil pessoas em 2015 na sua última edição. Prometendo um público semelhante ou maior, os organizadores irão trazer uma programação jovem, divertida e inteligente para envolver toda a família.

Presença confirmada de três escritoras americanas na Bienal

  Três escritoras norte americanas estão com presença confirmadíssima!! Dentre elas estão a Abbi Glines autora do livro Best-seller adolescente Paixão sem limites e Gayle Forman, autora que liderou a lista de Best-sellers em Nova York com o livro Se eu ficar que em 2014 virou filme. Elas foram escolhidas como atração por meio de uma enquete promovida pela página oficial do Facebook do evento. A terceira é Karin  Slaughter, uma das mais bem-sucedidas escritoras de romances policiais e é mestre em transportar o leitor para as mais diversas cenas de crime. A organização ainda não informou a data que cada escritora estará na Bienal, mas cá entre nós, já uma alegria e tanto saber que elas virão. E que o autógrafo é garantido!

Conversando com a frequentadora assídua Mayara Nascimento conta como está empolgada com a vinda de sua escritora favorita Abbi Glines.

 -Após o fim da última edição da Bienal eu já contava os dias para a chegada da próxima. Após saber que a Abbi Glines confirmou a presença não vejo a hora para a edição começar estou muito feliz pois ela é uma das minhas escritoras favoritas. Estarei lá em pelo menos cinco dias.

 Segundo a coluna Gente boa do site o globo.com as “atividades jovens” ficarão por conta da diretora e escritora Rosane Svartman, uma especialista no assunto, enquanto Daniela Chindler, autora de livros e projetos de incentivo à leitura, responde pelas atividades infantis. O editor e historiador Rodrigo Lacerda continua na curadoria do Café Literário.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *