Escritor carioca que reúne imortais da Academia Brasileira de Letras em saraus públicos de poesia,  Paulo Sabino lança livro em 26 de julho, na FLIP

Depois de 13 edições lotadas da série Ocupação Poética, em Ipanema, poeta e agitador cultural nascido em Olaria reúne 42 poemas no livro UM PARA DENTRO TODO EXTERIOR

O autor também assina a coordenação selo Bem-Te-Li, aposta da editora Autografia na poesia, que será lançado em Paraty

No meio de dezenas de saraus poéticos que acontecem diariamente no Rio de Janeiro, um deles consegue reunir novos nomes e poetas consagrados, alguns deles, imortais. É a série Ocupação Poética, que Paulo Sabino promove desde 2015, no Teatro Candido Mendes. Após vinte anos de dedicação à difusão da poesia brasileira, o poeta de 42 anos, carioca de Olaria, lança seu livro de estreia, “Um Para Dentro Todo Exterior”, na Festa Literária Internacional de Paraty (RJ).

A noite de autógrafos e leituras será no dia 26 de julho, em evento na Casa Autografia, espaço da editora que fará parte da programação paralela da FLIP. Em agosto, Sabino também receberá os amigos na livraria Blooks, em Botafogo, no Rio de Janeiro.

Eis que apresento parte do que escrevi nos últimos anos. Estão aí poemas reunidos em eixos como a existência propriamente, com todas as nossas dúvidas acerca do mundo, do estar vivo; relações de amor, e de desamor; o ato de escrever, da arte poética, de fazer poesia; algumas homenagens; e questões que dizem respeito à minha realidade”, pontua o autor.

Elogios de Nélida Piñon e Antonio Cicero

Sobre os poemas, a acadêmica Nélida Pinõn aponta que “revelam sobejamente o fecundo e rico veio poético de Paulo Sabino que expressa sua gênese, sua sabedoria, a habilidade inequívoca de lidar com o que há no casulo das palavras”. Antonio Carlos Secchin corrobora com a análise da colega ao afirmar que “a poesia de Paulo Sabino aponta para várias direções – e acerta os alvos. O rigor do pensamento aliado à fatura minimalista se destaca no poema que dá título à obra”, e que abre o livro com os versos: “nada a esconder / mesmo que / muito por saber / o mundo / é um / para dentro / todo exterior”.

Salgado Maranhão, poeta vencedor de dois prêmios Jabuti, vai ao encontro dos dois imortais, e atesta que este “trata-se de um livro em cujas possibilidades verbais o poeta se expande em múltiplas interfaces: a linguagem coloquial; a tradição afro-descendente; a síntese minimalista”. Antonio Cicero, também imortal, exulta: “é um grande prazer encontrar-se um livro de verdadeira poesia”. destaca o poema “Sílaba de Si”, como exemplo: “o tempo inteiro / no dia / a / dia / na fossa / na alegria / com saúde / com alergia / como ladrão / como polícia / achando ruim / achando uma delícia / o tempo / dedicado / (tempo dedilhado) / ao engendramento / ao engarrafamento / (ainda que mínimo) / à formação / à formulação / à formatação / precária / arbitrária / de si / bilar / a sí / laba / de si”.

  Livro marca lançamento do Bem-Te-Li, novo selo de poesia 

“Um Para Dentro Todo Exterior” se soma às obras de estreia dos poetas Eber Inácio, “Sangue Nos Olhos”, e Claos Mózi, “Os Cães do Coração”, que marcam também o lançamento do selo Bem-Te-Li, aposta da editora Autografia em talentos da poesia brasileira, sob coordenação de Sabino. No próximo semestre serão lançados os livros de três novos poetas, César Guerra Chevrand, Erika Magni e Marisa Vieira, e dos veteranos Pedro Rocha e Luis Turiba.

Ocupação Poética e blog Prosa em Poema

Sabino é conhecido no Rio de Janeiro por realizar os saraus “Ocupação Poética”, nos quais reúne convidados especiais em torno de importantes autores de diferentes vertentes e gerações. Já foram homenageados nomes como Geraldo Carneiro, Alex Varella, Paulo Henriques Britto, Luis Turiba, Cristiano Menezes, Elisa Lucinda, Maria Rezende, Adriano Espínola, Ricardo Silvestrin, Jorge Salomão, André Vallias, Claufe Rodrigues, Mano Melo, Tanussi Cardoso, e os três poetas que contribuíram para o livro, citados acima.

Sabino também mantém, há uma década, o blog Prosa Em Poema (www.prosaempoema.com), lido por nomes como Nelson Ascher, Francisco Bosco, Carlos Rennó, Fabiano Calixto e Péricles Cavalcanti, só para citar alguns dos que acompanham suas análises e destrinchamentos de poemas em língua portuguesa.

Homenagem ao trio ‘Os Camaleões’ e gravação com Maíra Freitas

Sabino foi convidado a integrar, junto com outros poetas, o evento que homenageou o grupo Os Camaleões, formado por Pedro Bial, Luiz Petry e Claufe Rodrigues nos anos 80. Esta apresentação, promovida pelo trio, realizada no último dia 12/07, no SESC Copacabana

O poeta também gravou pílulas de poesia para a nova temporada do programa LaDoSiLar, da cantora e pianista Maíra Freitas, exibido na web. Ela é a filha de Martinho da Vila, outro dos que já foram homenageados na série Ocupação Poética.

Poesia e Artes Visuais no LabSonica

Junto com isso, Sabino também é um dos convidados pelo curador do Oi Futuro/ LabSonica, Alberto Saraiva, para participar da série Poesia Visual (edição 6), onde vai expor parte de suas obras junto com as dos poetas Christovam de Chevalier e Eduardo Macedo, previsto para o final deste ano, no Oi Futuro Flamengo.

Além da Ocupação Poética, Sabino também promove mensalmente o Sarau do Largo das Neves, que ocupa a praça do largo homônimo, em Santa Teresa, com microfone aberto ao público, e números musicais. Em 2017, ele promoveu a série Somos Tropicália, reunindo renomados poetas e talentos da cena independente da música, e participou do Festival CCBB Quanto Mais Tropicália Melhor, com curadoria de Monica Ramalho e produção da Baluarte Cultura, no qual leu poemas para um público de mais de 6.000 pessoas, em quatro dias, no Rio de Janeiro e em Brasília, ambos eventos em homenagem ao cinquentenário do movimento.

www.prosaempoema.com

https://www.facebook.com/prsabino

https://www.facebook.com/ocupacaopoetica/

https://www.instagram.com/paulosabino24_06_76/

https://www.instagram.com/ocupacaopoetica/

 

  • Um Para Dentro Todo Exterior
  • Sabino, Paulo

    ISBN: 978-85-518-1076-7

    1ª edição, maio de 2018

    Editora Autografia Edição e Comunicação Ltda

    Selo Bem-Te-Li

    Evento de lançamento:

    Dia 26/07, quinta-feira, às 18h

    Casa Autografia

    Rua Comendador José Luiz, 398

    Centro Histórico, Paraty, RJ