Empregos para pessoas com mais de 60 anos vira fenômeno

Empregos para pessoas com mais de 60 anos

Entenda como esse fenômeno pode ser benéfico e enriquecedor para empregados e empregadores

Com a expectativa de vida cada vez mais alta e o maior envelhecimento da população mundial, encontrar pessoas com mais de 60 anos que desejam permanecer ou retornar ao mercado de trabalho, é mais comum do que se imagina. Estudos mostram que os 70 anos da sociedade atual podem ser comparados aos 50 anos de algumas décadas atrás. Isso mostra como cada vez mais, pessoas com maior idade apresentam mais vigor e disposição.

De acordo com a gestora de carreira Madalena Feliciano, é observado um quadro crescente de indivíduos que, após seus 60 anos de idade, buscam permanecer ou se reinserir no mercado de trabalho. “O número de pessoas com idade superior a 60 anos que não se sentem preparadas para deixar o mercado de trabalho ou ainda, que desejam retornar às suas atividades após um período de descanso, é cada vez maior. Esse é um fenômeno recente no Brasil e está diretamente relacionado às melhorias nas condições de saúde da população, que leva a uma maior expectativa de vida”, explica.

Segundo a especialista, essa realidade deve ser encarada como algo natural e até mesmo saudável. “É muito bom observar que as pessoas têm se conformado cada vez menos com uma ideia de vida sedentária e menos produtiva. Quando um indivíduo com idade superior a 60 anos decide arregaçar as mangas e encarar o mercado de trabalho, ele está demonstrando que não se conforma a posição passiva à qual a sociedade muitas vezes, quer impor”.

Madalena explica que tendo em vista esse novo perfil de trabalhador, muitos empresários estão entendendo as vantagens de contratar pessoas com idades mais avançadas e oferecem, cada vez mais, novas vagas e oportunidades de atuação a elas. “As empresas têm optado por esses profissionais para cargos e atividades que exigem mais responsabilidades, disponibilidade e pontualidade. As pessoas costumam chegar aos seus 60 anos com grandes experiências e capacidades profissionais. Além disso, os empregadores observaram que em geral, essas pessoas são excelen es para trabalhar com atendimento a clientes, pacientes, humildes e maduras em reconhecer seus erros e buscar por melhorias. Observaram também que pessoas com idade superior a 60 anos também são menos ansiosas do que os jovens e têm menos responsabilidades e preocupações externas, como com filhos e família – que, em geral, já são adultos independentes”, explica.

A gestora de carreira afirma que não há limite de idade para estar em atuação no mercado de trabalho, o que existe é a capacidade e habilidade individual de cada pessoa. “É possível que alguém com mais de 60 anos, que seja reinserido no mercado de trabalho sinta algumas dificuldade, tendo em vista o contato com novas tecnologias e métodos até então desconhecidos. Além disso, o mercado atual exige certas habilidades digitais e linguísticas que, a princípio, podem fazer o indivíduo se sentir um pouco coagido. Mas é importante que ele não se abale. Afinal, se a empresa o contratou, significa que eles procuram exatamente a experiência e maturidade que essa pessoa oferece.” E acrescenta: “Sempre aconselho para aqueles que desejam retornar ao mercado, que identifique suas principais competências e busque um emprego e uma empresa que se alinhem a elas. Além disso, é muito importante destacar suas histórias mais enriquecedoras e pertinentes ao cargo, demonstrando boa postura e disponibilidade para se adaptar às mudanças e novidades”, conclui.

Outliers Careers
Madalena Feliciano

Gestora de Carreira
(11) 2737-1724
madalena@outlierscareers.com.br
www.outlierscareers.com.br

Professor Aprígio Gonzaga 78, São Judas, São Paulo – SP.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *