DIETKAL: a dieta do astronauta baseada no método de baixas calorias

Na vanguarda das inovações quando o assunto é emagrecimento, a empresa Dietkal, desponta no mercado brasileiro revolucionando conceitos e apresentando um novo método baseado em uma dieta de muito baixas calorias (método VLCD- very low calorie diet), que vem conquistando no país celebridades e pacientes que estão em busca de um tratamento rápido e com resultados comprovados, entre eles a humorista Fabiana Karla, o cantor Paulo Ricardo, a cantora Luciana Mello, além de uma gama de famosos que não escondem ter emagrecido com a Dietkal.

 As pesquisas se iniciaram há alguns anos com os inúmeros trabalhos publicados pelo Endocrinologista e Professor de Harvard, Dr. George Blackburn, que comparou e estudou diversos tipos de dietas, entre elas as hiperproteicas (onde há maior consumo de proteínas e gorduras aliada a baixa ingestão de carboidratos), hipocalóricas ( pobre em calorias), VLCD´s (dieta de muito baixas calorias) e a famosa PSMF (Protein Sparing Modified Fast, que se baseia na ingestão de alimentos que são boas fontes de proteínas). Foi constatado neste estudo que nas VLCD´s, a ingestão de proteína é totalmente adequada (diferenciando-se das demais) e o aporte de carboidrato e gordura são baixos, sendo que a perda de peso e sua manutenção são bem mais eficientes do que nas outras dietas.

dra. beatriz ohana

E assim nasceu a Dietkal, uma empresa brasileira com vasta experiência em alimentação, que iniciou em São Paulo suas operações em meados de 2015 e hoje está em todo o país. Método inovador, resultado de uma série de pesquisas feitas por médicos e estudiosos do mundo todo, a Dietkal  é adequada por possuir um aporte de carboidratos e gorduras muito baixos, o que resulta em uma perda de peso e manutenção bem mais eficientes que nos outros métodos.

 

Segundo o Diretor de Marketing da empresa, Gustavo Dantas, a DIETKAL chegou ao mercado para ficar. Pioneira na apresentação do método VLCD (very low calorie diet) para o paladar dos brasileiros, a empresa conta com uma gama de quase 50 sabores diferentes em produtos, como crostinis, iogurtes, bolos e pizza e fases diferenciadas de tratamento. “ O reconhecimento da empresa através da qualidade dos produtos é notável. Tanto que o método se espalhou entre os médicos mais conceituados do país, celebridades e pacientes que estão em busca de um tratamento rápido e com resultados comprovados.

O método DietKal foi pioneiro no Brasil, trazido pelo médico mexicano Alejandro Coello, um dos maiores estudiosos de dietas VLCD no mundo. Possui lojas físicas em São Paulo e brevemente abrirá outra no Rio de Janeiro com toda a linha de produtos feita para atender o paladar do brasileiro.

A endocrinologista e nutróloga da Sociedade Brasileira de Endocrinologia – RJ, Beatriz Ohana, prescritora do método VLCD no Rio de Janeiro esclarece abaixo várias dúvidas sobre a metodologia Dietkal:

1)Em que consiste o método do Astronauta

Chamado de método VLCD Dietkal (Very Low Calorie Diet) é um método para perda de peso rápida, segura e eficaz , sob supervisão médica, com manutenção de massa muscular, manutenção do peso eliminado à longo prazo, sem fome e com disposição. Utiliza-se produtos Dietkal compostos por proteínas de alto valor biológico combinados com vegetais e sucos próprios , diminuindo a quantidade de carboidratos e gorduras. Junto ao método é incluída a suplementação de vitaminas e minerais que o corpo precisa para proteger a saúde e melhorar a qualidade de vida do paciente.

2) Como é essa comida de nanopartículas

Comida em nanopartículas  pois em sua maioria são produtos liofilizados em  pó  que se transformam em alimentos como pães, bolos , pizzas, omeletes , iogurtes e etc . Foi apelidada de Dieta da Nasa por conter ( assim como na dieta dos astronautas) comidas liofilizadas. A liofilização ou secagem à frio, é o mais nobre processo de conservação de produtos biológicos conhecido, pois envolve dois métodos mais confiáveis de conservação, o congelamento e desidratação ( os alimentos são congelados sob vácuo e o gelo formado é sublimado)  então o produto vira pó , com a validade de quase 2 anos sem necessidade de conservantes.

3) Quais os benefícios desta dieta

  • Perda rápida de peso (7-10 KG por mês para mulheres e 10-12 kg por mês para homens)
  • Ausência de fome (cetose)
  • Sensação de vitalidade e bem estar (efeito psico-estimulante dos corpos cetônicos)
  • Rápida normalização de alterações clínicas/ metabólicas
  • Tonicidade da pele e menor flacidez ao preservar massa muscular
  • Motivação do paciente graças à rápida perda de peso.
  • Método seguro ( base científica )
  • Manutenção dos resultados graças à reeducação alimentar , apoio psicológico e atividade física .
  • Melhora da Esteatose Hepática (fígado gorduroso)
  • Redução de Pressão Arterial entre 8-13% em Obesos Hipertensos  após início do programa de VLCD
  • Triglicerídeos reduzem em 15-50% em pacientes com Hipertrigliceridemia.
  • Colesterol Total reduz em 5-25% especialmente nas primeiras 4 semanas
  • Em pacientes diabéticos a VLCD está associada à rápida melhora da glicose e fatores de risco cardiovasculares
  • Em pacientes diabéticos estudos mostram perda de peso 3vezes maior  e 2 vezes maior redução de gordura visceral comparada a dieta de baixa caloría
  • O percentual de pacientes que obtêm controle do diabetes é mais de 3,7 vezes maior com VLCD do que com dieta de baixa caloría.

4) Os resultados são rápidos ou à longo prazo

O método VLCD é mais eficiente na perda de peso a curto e longo prazo do que dieta hipocalórica padrão.

Em curto prazo a perda de peso média é 3x maior que dieta hipocalórica (13,48 kg x 4,31 kg em 2 meses) e a preservação da massa muscular quase 3 vezes maior (0,91kg x 2,44kg ) em 2 meses

À longo prazo : Decorridos 2 anos a VLCD ultrapassa mais que o dobro o efeito da dieta hipocalórica -12,5 kg x 5,2 kg e elimina 3x mais gordura visceral que a dieta hipocalórica.

De acordo com Trials Randomizados e Controlados em Obesidade, dieta VLCD+ Follow-up ativo ( que inclui educação nutricional , terapia comportamental e exercícios físicos )  é  a melhor modalidade de tratamento não cirúrgico para sucesso de manutenção de peso  a longo prazo -> taxa de sucesso de 50% em 10 anos ( sem reganho de peso ou manutenção de 9-18 kg da perda inicial )

5) Para quem a dieta da NASA é recomendada

A Dietkal é indicada pra indivíduos com Obesidade, Sobrepeso, Síndrome Metabólica, Diabetes Mellitus tipo 2, Pré e Pós-Operatórios, quando a Obesidade é agravante de condições como Síndrome dos Ovários Policísticos, Infertilidade, Asma, Artrose, Dislipidemia (aumento de colesterol e ou triglicerídeos), Hipertensão Arterial, Insuficiência Venosa Crônica de Membros Inferiores (Varizes), Úlcera de Membros Inferiores; é indicada também para mulheres que precisam perder peso antes de engravidarem , pra pós-parto após término de amamentação, para mulheres na perimenopausa e para indivíduos refratários à outras dietas.

6) Há contraindicações

Esta dieta é contra-indicada para crianças e adolescentes menores de 16 anos, pessoas dependentes de drogas, álcool, com transtornos alimentares como Bulimia e Anorexia, portadores de alterações psiquiátricas graves como Esquizofrenia, Bipolaridade ou Depressão Grave, mulheres que estejam grávidas ou amamentando, Diabéticos do Tipo 1 ( usuários de insulina ) e idosos acima de 65 anos. Pacientes que estejam fazendo tratamento pra câncer, também devem aguardar a alta do oncologista; é contra-indicada para pacientes com Insuficiência Hepática ou Renal e portadores de Doenças Cardiovasculares.

7) A Fabiana contou que em 1 mês perdeu quase 11 kg . E até agora já perdeu 20 kg . Como é o cardápio dela

Atualmente ela tem feito fase 3 para eliminar mais uns quilinhos , utilizando os produtos Dietkal no café da manhã, colação e lanche da tarde,  almoçando e jantando  proteínas animais (carne de boi, frango, peixe ou  ovos ) com legumes e verduras.  Por exemplo :  no café da manhã, colação e lanche da tarde ela pode escolher: um  Cappuccino ou Chocolate Quente ou Café com Leite ou Vitaminas ou Iogurtes ou  Pães ou Bolos ou Barrinhas ou  Mousses ou Brigadeiro de Colher Dietkal

8) A comida é substituída por saches Como é isso

A DietKal é um método de emagrecimento dividido em seis fases. É baseada em sachês ricos em proteínas de alto valor biológico que, misturados à água, viram refeições, além de barrinhas e biscoitos que já vêm prontos pra consumo. O método consiste na ingestão vitaminas, mousses, pizzas, brigadeiro de colher, hambúrgueres, crepes, sopas… e também iogurtes, bolos, pães, omeletes e panquecas.

As primeiras três fases são as mais restritas, são as fases de VLCD (Very Low Calorie Diet) propriamente dita. A fase 1 contém aproximadamente 600 kcal e são permitidos legumes e verduras no almoço e jantar  além dos produtos Dietkal em todas as refeições. A fase 2 tem aproximadamente 700 kcal , e além dos vegetais no almoço e jantar se inclui uma proteína animal no almoço como carne de boi, frango, peixe, ovos. A fase 3 possui aproximadamente 800 kcal e o almoço e jantar já possuem proteínas animais com verduras e legumes . Nas fases seguintes vão sendo incorporados carboidratos e gorduras até chegar numa dieta de reeducação alimentar.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.