Dia da Europa realiza 3a. edição na Glória (RJ) : Sábado, 05 de maio

Praça Luís de Camões/Glória (RJ)

 
Em sua 3º edição, o Dia da Europa será celebrado com 10h de programação cultural entre países europeus na Glória. Com entrada franca, o evento é uma iniciativa da EUNIC Rio– Associação dos Institutos Culturais de países membros da União Europeia, que no Rio de Janeiro inclui Goethe Institut, Instituto Cultural da Dinamarca, Aliança Francesa, Instituto Cervantes e Instituto Italiano de Cultura. 
 Depois do sucesso nos anos anteriores, o evento que faz parte da 14º Semana da Europa (SEU), retorna ao Rio para promover o encontro de culturas de diferentes países europeus. Ao apresentar não somente a pluralidade do continente, o Dia da Europa destaca através da música, gastronomia e outras atrações culturais os pontos em comum com o Brasil. “Com este evento queremos celebrar a união que existe entre os europeus. Temos uma longa história em comum aonde as nossas culturas, mesmo diferentes e em conflito, andam juntas”, observa Robin Mallick, presidente da EUNIC Rio e do Goethe Institut.
  Também faz parte do roteiro as apresentações de dança flamenco, jogos de pétanque (bocha), aulas de línguas (francês, espanhol, italiano, alemão, polonês e dinamarquês), contação de histórias (com “O Mundo da Mari do Faz de Conta” e “Cuenta Cuentos com Rosana Reategui”) e oficinas para os pequenos (malabares de Patrick Flügge e workshop de manobras com bola com o jogador de futsal da Seleção da Dinamarca Morten Hauglund). “O Dia da Europa 2018 é um evento para a família e preparamos atrações para todos os gostos e idades. A ideia é a pessoa viajar por outras culturas sem precisar sair do Rio de Janeiro” destaca Maibrit Thomsen diretora do Instituto Cultural da Dinamarca. 
 
Ainda de tarde acontecem gincanas (Corre Cutia) e quiz – onde os participantes concorrerão a bolsas de estudos para módulos de cursos de línguas no Goethe- Institut, Aliança Francesa, Instituto Cultural da Dinamarca, Instituto Italiano de Cultura e Instituto Cervantes. 
     Na parte gastronômica o público terá a oportunidade de ter contato direto com especialistas nos sabores da Europa. São eles: Fred Monier, Paella da Casa de Espanha, Kamille Plon, Vodka Zubrowka, Piadina di Silvia, Berliner Haus, Belga Wafels, Tortilla do Balta, Sangria da Nat, Marchézinho, entre muitos outros. As cervejas artesanais cariocas Trópica, Hija de Punta e 3 Cariocas são algumas das marcas. “O dia da Europa é um lugar de encontros culturais, uma janela para diversidade do continente europeu. Firmá-lo como parte do calendário anual da cidade do Rio de Janeiro tem sido uma alegria para nós”, comenta Aïcha Barat da TAU Produções
 
O INÍCIO 
 
O Dia da Europa é uma data comemorativa celebrada anualmente na Europa no dia 9 de maio. A data escolhida reflete o dia 9 de Maio de 1950 em que o estadista francês Robert Schuman avançou com a proposta de uma entidade europeia supranacional. Essa proposta ficou conhecida como a “Declaração de Schuman” e é considerada o embrião da atual União Europeia. Aqui no Brasil a celebração nasce de uma parceria entre a EUNIC Rio, Delegação da União Européia, os consulados da França e Alemanha, Embaixada da Polônia em Brasília. O evento faz parte de uma programação mais ampla, a 14ª Semana da Europa (SEU), projeto realizado por EUNIC Brasil, a Delegação da UE e várias embaixadas europeias. 
 
SERVIÇO 
 
Dia da Europa 2018 
Local: Praça Luís de Camões, Rua do Russel, S/N
Glória / Rio de Janeiro 
Metrô: Glória 
Horário: 12h às 21h 
Entrada gratuita 
Estacionamento: Não. 
 
 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.