Canções Sem Letras Alex Meirelles & Chico Costa no Teatro Armando Gonzaga

Fotos Cacau Fernandes

Canções sem Letras é o encontro de Alex Meirelles, compositor, arranjador e tecladista, com Chico Costa, saxofonista e intérprete,   em torno das composições instrumentais de Alex Meirelles.

São músicas que evidenciam melodias românticas, vestidas com sofisticadas harmonias e suave ambientação sonora.

A interpretação dos temas por Chico Costa – nos saxofones tenor, alto e soprano – é sensível, respeitando a vasta riqueza melódica – fundamento do trabalho. Alex Meirelles supre a base instrumental com seus teclados, tecendo com belos timbres a harmonia e as linhas de baixo.

O repertório é composto por temas como “Sereia do Leblon”, “Duas Asas Delta”, “English Lavender”, “Oju Obá”, “A Volta”, composições inéditas de Alex Meirelles e conta ainda com “Coisas nº 9” (Moacir Santos) e “Obrigado Toninho” (Paulo Muylaert), que se harmonizam perfeitamente com o mood do trabalho. O concerto é suave, convidando a todos para uma viagem musical tranquila e relaxante. Duração de aproximadamente 60 minutos.

* Sinopse da apresentação em até 200 caracteres

Canções sem Letras é o encontro do tecladista e compositor Alex Meirelles com o saxofonista e intérprete Chico Costa. Melodias românticas vestidas com sofisticadas harmonias sonoras.

Alex Meirelles

Nascido em 16/03/55 no Rio de Janeiro. Estudou música no conservatório Brasileiro de Música, na Uni Rio e UFRJ. Gravou mais de 63 discos ou Cds, fez shows com muitos artistas e é tecladista do Cidade Negra.

Parceiro de 25 anos de Paulo Moura. Foi regente substituto do próprio na Missa dos Kilombos em 1988, mega espetáculo nos Arcos da Lapa. Participou da gravação do Cds Rio Nocturnes e Gafieira e etc e Tal(como compositor), Paulo Moura e Ociladocê interpretam Caymmi(arranjador e tecladista), Fruto Maduro (tecladista), Estação Leopoldina (produtor musical e arranjador),Cd este que foi indicado ao Grammy Latino, Alento(como compositor de 7 das 9 faixas, arranjador e multi instrumentista), este foi o último disco que o maestro gravou. Além dos Cds trabalhou como compositor em inúmeros projetos com o maestro. Trilhas sonoras de cinema: O Rato Rei, de Silvio Autuori, Parahyba Mulher Macho de Tizu ca Yamazaki, O Bom Burguês de Oswaldo Caldeira, Paulo Moura Alma Brasileira documentário de Eduardo Escorel. Para Teatro, ainda com o maestro, fez Dois perdidos Numa Noite Suja de Plínio Marcos montagem de Anselmo Vasconcellos como pianista e compositor.

Participou dos Cds:

– Martinho da Vila – Martinho da Vila , Martinho da Vida, Martinho da Vila do Brasil e o Mundo, DVD- Martinho da Vila , Cidade Negra e Emicida no Rock in Rio

– Zizi Possi – “Sobre Todas as Coisas” também fez shows desse Cd (como pianista).

– Cidade Negra – gravou todos os 13 Cds da banda, participou dos DVds, tocou no Rock in Rio duas vezes com a Banda, Hollywwod Rock, Festival Atlantida em SC, Montreaux na Suíça(por duas vezes) e muitos outros com mais de trinta mil espectadores cada. Inúmeros programas de TV e de rádio.

– Marcos Suzano – gravou Flash, Sambatown, Marcos Suzano e Takashi Numazawa. Fez duo que se apresentou em diversos Festivais, no Rio, Bahia, Espanha, Uruguai, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo.

– Nara Leão- Cd Meu ”Samba Encabulado“

– Vanessa da Mata o Cd ”Segue o Som“

– Violoncelista e cantor Lui Coimbra, Cd ”Ouro e Sol”.

-Guitarrista Marcos Amorim, Cd “O Boto“. – Compositor e cantor japonês Miyazawa o Cd ”Afrosick”.

– Compositor e rapper Jovi Joviniano, Cd “O Outro’

– Flautista e clarinetista Dirceu Leitte Cd “Doce de Leitte”

Outros artistas: João de Aquino(2 cds), Alfredo Karam(3 cds), Digital Dubs, Antonio Santanna, Papa Ricky, Carla Gomes, 2Toiévscky, Banda Negril(2cds), Suburbanda (3cds), Banda Espectro, Cannibal Trê, Teatro do Som(4 cds), Renato Rocha, Claudio Birra, Repôlho(2 cds), Boato, Nada Pessoal.

Cds autorais: Autofocus, Radio Random, Murundu e Mafuah

Chico Costa

Bacharel em Saxofone pela Uni-Rio, na classe do Prof. Marco Túlio (2009/2012), Chico Costa iniciou seus estudos musicais em 1983, com Idriss Boudrioua e Nivaldo Ornelas. Acompanhou artistas e grupos como O Rappa, Eduardo Dussek, Claudette Soares, Daúde, Kátia B., Alex Meirelles, Dôdo Ferreira, Ronaldo Diamante, entre outros. Integrou os grupos Karvan, Africa Obota, Africa Gumbê, Orquestra de Sax e Teatro do Som. Tocou e gravou com Claudia Telles, Roberto Menescal, Elymar Santos, Paulinho da Viola, Garganta Profunda, Jorge Benjor, Fábio Jr., Fafá de Belém, entre outros. Tem dois cds solo gravados, o 2Toiévsky Toca Caetano (Visomdigital) e Melody Sax Vol. 1 (Imagem/Eldorado/SevenMusic). Estudou fla uta transversa com Sergio Barrenechea. Foi produtor musical nas rádios MEC e Grande Tijuca, produzindo e apresentando programas de jazz e música instrumental brasileira. Atualmente é professor de sax e flauta nas escolas MusiMundi, Cigam e Escola Sesc de Ensino Médio – Projeto Uzina (prática de conjunto e Orquestra Popular).

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.