AMIGOS NA PRAÇA OCUPA PRAÇA DO POMAR NOS DIAS 10 E 24 DE NOVEMBRO

A Prefeitura do Rio de Janeiro e a Secretaria Municipal de Cultura apresentam:

O projeto Amigos da Praça está de volta com sua proposta de ocupação cultural nas praças e áreas públicas para crianças e famílias na Barra da Tijuca.  Nos dias 10 e 24 de novembro será a vez da Praça Professor José Bernardino, mais conhecida como Praça do Pomar, na Barra da Tijuca. O evento tem patrocínio do Colégio Mopi, através do Programa de Fomento à Cultura Carioca, promovido pela  Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. Se chover forte, uma nova data será agendada.

Para a idealizadora e produtora do evento, Christina Martins, a edição deste ano continua apostando na ocupação da praça pelas crianças e seus familiares, mas traz novidades.  “Vamos abrir mais espaço para as brincadeiras de antigamente e teremos um espaço com latões, baldes e tampas de panela, para as crianças exercitarem seu lado musical. E as famílias terão toalhas de piquenique espalhadas pela tenda, para fazer suas confraternizações”, afirma.

Com mais mil metros quadrados, a Praça do Pomar, tem espaço de sobra para receber a programação do Amigos na Praça, que começa às 9h, com o Sebinho, e sua troca de livros infantis e adultos, que contará com uma grande toalha para que os leitores façam um test-drive literário. O grupo Gato Mia será responsável por várias atividades recreativas, a partir das 10h, como oficinas de brinquedos de sucata, de massinha e de pipa.

Além da troca de livros e das oficinas do Gato Mia, a programação contará ainda com a contação de histórias do livro “Será que pode ou faz mal?”, de  Mariza Tavares e Luis Fernando Correia, seguida de manhã de autógrafos. No livro, os autores fazem um divertido guia para crianças sobre verdades e mitos a respeito da saúde.

Amigos na Praça no dia 10 também contará com a participação do projeto O Museu vai à praça, do MAST. Das 11h às 13h, instrutores vão promover, de forma lúdica, as oficinas “Os planetas do Sistema Solar”  e “Observação do Sol”.

   No dia 24, além de todas as atividades descritas, o Amigos da Praça apresentará às 10h, o espetáculo infantil “Gentilezinha na Cidade das Maravilhas”, no qual o protagonista contará com a ajuda de Luquinhas, defensor da diversidade e da tolerância na luta contra o bullying e a discriminação.