Agita Rio, a onda agora é se movimentar

Artistas e Atletas aderem campanha que incentiva à população carioca a praticar esportes e exercícios físicos

          Dia 27 de maio, das 8h às 12h, será lançada na praia do Leblon (em frente à Rua João Lira) a Campanha Agita Rio- A onda agora é se movimentar, com o objetivo de promover a saúde através da prática de esportes e atividade físicas,  estimulando a população a sair do sedentarismo.

Várias tendas estarão montadas no local onde uma equipe multidisciplinar formada por médicos, fisioterapeutas, nutricionistas e professores de educação física estarão realizando diversos testes físicos como bioimpedância, aferição de pressão, biometria, entre outros, para avaliar cada pessoa quanto às suas aparentes condições para realização de atividades físicas.

Idealizada pelo médico do esporte, Alexandre Carvalho, (responsável pelo quadro ‘Medida Certa da TV Globo’ junto com o educador físico Márcio Atalla) a campanha conta com o apoio  de vários artistas e atletas  como Rodrigo Hilbert e Fernanda Lima,  Bernardinho, Fernanda Keller,  Fabizinha do vôlei, as campeãs de vôlei de praia Àgatha Bednarczuk e Talita Antunes, Nicete Bruno, Beth Goulart , Mário Júnior, Caio Paduan, Luciano Zafir, entre outros que cederam suas imagens como forma de adesão ao evento.

Alerta sobre o Sedentarismo no Rio de Janeiro

Segundo dados do IBGE e da Organização Mundial de Saúde, 80% da população carioca é sedentária, sendo que 73,4% são homens e 84,1% de mulheres.

Alexandre Carvalho alega que não é segredo que o sedentarismo e a má alimentação têm aumentado diariamente por todos os Estados do país, entretanto, os dados acima mostram de forma alarmante como o carioca está posicionado no ranking nacional.

  “Daí a importância de se realizar uma campanha tão ampla quanto esta, que percorrerá diversos bairros da cidade estendendo-se durante todo o ano e com o objetivo de tornar-se fixa no calendário da cidade. O Rio tem passado por momentos muito difíceis. Nada melhor do que cuidarmos da nossa saúde, pois a transformação de tudo começa a partir de nós mesmos” diz Alexandre Carvalho, lembrando que amamos nossa cidade que tem espaço e belezas naturais para a prática de esportes e movimentos.

Alerta

 “É importante saber que 70% da população mundial é sedentária e constatar que um número tão grande de pessoas aqui no Rio caminham junto a esta realidade é assustador tendo em vista o número de moléstias geradas pelo sedentarismo” alega o médico lembrando que, praticar um esporte, ou uma atividade física, pode vir a diminuir esses índices, além de gerar diversos resultados a saúde e ao bem estar.

Ainda de acordo com o especialista, a prática de atividades físicas melhora os problemas cardiorrespiratórios, faz a regulação de doenças como diabetes, pressão alta, osteoporose, colesterol, obesidade entre outras.

Hábitos que podem ser executados no dia a dia

Para quem não tem tempo ou não gosta de ir à academia, existem alguns outros métodos para serem utilizados e para pôr a saúde em dia. Simples hábitos como pedalar, jogar bola, correr, caminhar, nadar, subir escadas e dançar, são alguns dos exercícios físicos sugeridos pela campanha. Além disso, os profissionais da área incentivam que algumas atividades do dia a dia sejam feitas com mais frequência como passear com cachorro, varrer, cuidar do jardim, lavar o carro, dentre outras. Hábitos como estes melhorarão a qualidade de vida e a saúde.

Mudança de Hábitos

“Mudar de hábitos nem sempre é tão simples assim como se pensa. Para quem nunca praticou nenhum tipo de exercício, precisa iniciar suas práticas com atividades mais leves, que sejam sempre instruídas por profissional de educação física habilitado” diz o médico.