A emoção da Atriz Ruth de Souza na Bienal do Livro

 A atriz Ruth de Souza saiu sob aplausos da tarde de autógrafos que marcou o lançamento da edição revisada do livro Uma Estrela Negra no Teatro Brasileiro: Relações Raciais e de Gênero nas Memórias de Ruth de Souza, de autoria de Julio Claudio da Silva. O lançamento aconteceu no sábado (02/09) no stand da ABEU (Associação Brasileira de Editoras Universitárias), na XVIII Bienal Internacional do Livro, que acontece no Riocentro, Rio de Janeiro.

  O reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Cleinaldo Costa, esteve presente ao evento e famosos como os atores Maria Ceiça, Kiko Mascarenhas, Vanessa Pascale e Maria Gal foram reverenciar Ruth de Souza. “Dona Ruth é nossa estrela maior, é de um carinho imenso. Todas as homenagens a ela!”, declarou a atriz Maria Ceiça. Já a apresentadora e atriz Vanessa Pascale contou que tem uma relação muito próxima com Ruth, pois sua avó é vizinha da atriz. “Elas frequentam a mesma igreja. Tenho uma paixão e um respeito imenso por ela, que é muito generosa e adora passar seu conhecimento”, disse, ressaltando a importância do livro, que registra essa trajetória de dona Ruth. “O livro ressalta a relevância de Ruth de Souza para o cenário artístico nacional e para o movimento negro. Ela abriu muitas portas”, disse o autor Julio Claudio da Silva, professor de História da UEA.

Aos 96 anos, Ruth de Souza não escondia sua emoção com tantas demonstrações de carinho por parte de todos os presentes. “Foi tudo muito lindo. Não sabia que tantas pessoas conheciam o meu trabalho”, declarou. Bem humorada, a veterana abria um sorrisão e dizia “Alface!”, na hora de posar para as as fotos, como costuma brincar na hora dos cliques, por achar que assim a pose fica perfeita. Ela também adorou o suco de manga servido pelo Buffet Telma Carvalho, responsável pelas delicias saboreadas pelos convidados.

No início da noite, Ruth deixou o local feliz com os aplausos e acenando para os amigos e fãs que a prestigiaram. Sem dúvida uma tarde inesquecível.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *